10 julho 2008

O Circo - Parte ...(??)

Para quem viu ontem, no Jornal da Noite da SIC a entrevista com Medina Carreira, certamente que concorda comigo; há muito tempo que não ouvia alguém dizer tanto com tão poucas palavras e de forma tão directa. Já anteriormente Artur Jorge chamou ao futebol nacional um circo e aos colegas palhaços, palhaços.
O que aparentemente parecia um discurso patético de um velho político cansado, revelou-se um desnudar da situação política, social e económica em Portugal de há já muitos anos.
..."isto é um circo"...
estamos a ser entretidos pelos palhaços e trapezistas enquanto nos bastidores os leões passam fome, o palhaço pobre bate no palhaço rico e outras do tipo. Somos espectadores do espectáculo que nos querem mostrar.
Apesar da linguagem extremada (a roçar o A.J.Jardim) é a intenção que conta.
Em muito do que disse concordo com ele, os nossos problemas são de base, estruturantes (como sempre foram, e sem mudança sempre serão). Continuam a lavar-nos os olhos com estatísticas mas sem incomodar os barões. Continua-se a passar base por cima das borbulhas e rugas, e continuamos a pensar que fazemos boa figura. Mas só para quem já vê mal ou não consegue ir além do seu próprio umbigo.

Devemos repensar bem quais são as nossas reais prioridades. Se queremos construir um país para o futuro ou se queremos continuar a remendá-lo!!
Devemos continuar a tolerar que as obras públicas continuem a custar 4 a 10 vezes mais do que o orçamentado através de proposta fechada em concurso público, ou pior...através de atribuição directa. Continuamos a deixar que os barões do betão tirem dos cidadãos portugueses rios de dinheiro necessário para a construção de uma sociedade e país melhor?? Mas existem outros barões, em outros locais...
È verdade que coisas boas têm sido feitas, especialmente nos últimos anos. Mas parece que o ímpeto inicial foi quebrado e que voltámos ao mesmo.
O que é que podemos fazer???


Sem comentários: